top of page

VALEU, 2022! VEJA A "RISOSPECTIVA" DO NARIZ SOLIDÁRIO

Em um mundo impactado pela Covid-19, os últimos 12 meses foram de mudança constante na ONG, que conquistou novas parcerias, se aproximou da população, construiu abordagens para a saúde mental e recebeu prêmios pelo trabalho desenvolvido


Em 2022 foram 365 oportunidades de nos reconectar com o mundo pós-pandemia. Com o avanço da vacinação, o Nariz Solidário pode retornar às atividades presenciais e conseguir se reconectar novamente com a sociedade. Além disso, a ONG ainda iniciou um novo projeto de capacitação, o Encontros e Risos, que formou 21 novos voluntários que atuarão em nosso elenco a partir do próximo ano. Soma-se ainda, a conquista de prêmios que reforçam o trabalho da associação e reforça a nossa atuação nas mais diversas frentes levando o riso aos que mais necessitam.


Por isso, como forma de gratidão e reconhecimento para esse ano que foi cheio de desafios, preparamos uma "Risospectiva 2022" com alguns acontecimentos para a associação no último ano. Bora lá?


  • Encontros e Risos


Em 2022, o Nariz Solidário iniciou o projeto Encontros e Risos, que trouxe robustez ao programa de formação capacitando 101 pessoas e qualificando ainda mais o nosso processo seletivo, que acontece a cada dois anos. Ao todo foram 250 horas de formação, mais de 60 voluntários e colaboradores envolvidos, sete unidades hospitalares com mais de 20 mil pessoas alcançadas, bem como 141 ações realizadas em hospitais SUS e escolas públicas. O projeto ainda possibilitou mais de 20 empregos gerados e duas premiações nacionais. O projeto foi realizado com recursos do programa e apoio de incentivo à cultura de Curitiba e da Prefeitura Municipal de Curitiba e patrocínio do EBANX.


  • Figurinhas do Nariz


Alcançando mais pessoas com novas formas de comunicação, o Nariz lançou um pacote de figurinhas inéditas e exclusivas para WhatsApp com mais de 30 stickers com nossa equipe de palhaços, administrativos e com trocadilhos de memes cotidianos.


  • Parcerias de impacto


Em 2022, a ONG construiu parcerias de valor, promovendo maior alcance do nosso trabalho. Entre elas, nosso cofundador e diretor passou a integrar o conselho do Instituto Laura Fressato; o Nariz passou a integrar o Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial; consolidação da parceria com CAPs Curitiba para projeto de ampliação; aproximação com o Conselho Municipal de Saúde; participação na Câmara Brasil-Alemanha Paraná; e participação no XXXVI Congresso Estadual de Secretarias Municipais de Saúde do Paraná.


  • Encontro Nacional para Líderes

No último ano, realizamos o 4º Encontro Nacional para lideranças de grupos de palhaços voluntários de maneira online. Desde a primeira edição, o alcance foi mais de 213 capacitados, 100 grupos com participação de pessoas de mais de 20 estados com 30 palestrantes e 60 horas de oficinas.


  • Desenformô! Conclusão do Processo Seletivo


Com a chegada do final do projeto Encontros e Risos, em dezembro, o Nariz Solidário realizou a formatura de 21 novos palhaços e palhaças que finalizaram o programa de capacitação em 2022 e farão parte do elenco a partir de 2023! Foi mais de 250 horas, mais de 30 visitas realizadas e 101 pessoas capacitadas.



  • Reconhecimentos!


Esse ano foi de muito reconhecimento para o Nariz Solidário. O Nariz Solidário foi uma das premiadas no prêmio Melhores ONGs 2022 e ainda foi reconhecida por estar entre as 10 melhores ONGs de pequeno porte do país. Em dezembro foi a vez da ONG viajar até o Rio de Janeiro para receber o prêmio VOL Brasil na categoria melhores práticas de gestão em programa de voluntariado do Brasil em 2022.


Fomos também finalistas e certificados pelo Prêmio Impulso de Boas Práticas de Gestão e Comunicação no terceiro setor, onde recebemos uma menção honrosa especial pelo projeto "De Nariz para Nariz". Em outubro, o Nariz Solidário recebeu um diploma de Honra ao Mérito da Câmara de Vereadores de Campo Largo pelas mãos da vereadora Clea Oliveira pelos trabalhos realizados no Hospital Infantil W Monastier e na Funeas durante a pandemia.


  • Capacitações


O Nariz Solidário participou em 2022 de dois potentes programas de capacitação. O Nariz Solidário foi uma das 12 Organizações da Sociedade Civil (OSC) selecionadas para participar do programa de capacitação e mentoria para o terceiro setor, promovido pelo Instituto GRPCom em parceria com a IBGPEX e Fundação Parque Tecnológico Itaipu. Durante todo mês de agosto, o foco da formação foi de rever estratégias de gestão e captação de recursos. Recebemos também a Mentoria Impacto à Potência WeFlow Global.


  • 8 anos de Nariz Solidário


O ano de 2022 foi especial para todo mundo do Nariz Solidário. Completamos oito anos de existência. É quase uma década de muito trabalho e gratidão a todas as pessoas, empresas e organizações que ajudam a cumprir diariamente com nosso propósito. Foram mais de mil ações realizadas, mais de 120 mil pessoas atendidas gratuitamente em oito anos, mais de 200 voluntários capacitados e mais de 20 reconhecimentos entre menções honrosas, premiações e certificações.


O impacto da pandemia no trabalho


Entre os principais desafios nos últimos anos, a pandemia da Covid-19 chegou para mudar as metodologias utilizadas em nosso trabalho. Foram dois anos de adaptação para conseguir levar a palhaçaria aos hospitais e instituições mesmo com as restrições. Uma dessas formas encontradas foi a Covidina, nosso manequim com cabeça de tablet, que possibilitou o contato em videochamada entre pacientes e seus familiares.


Com o avanço da vacinação e a melhora nos números da pandemia, o Nariz Solidário conseguiu estar mais presente nos espaços e retomar suas atividades presenciais. "Sentimos uma aproximação maior com nossos hospitais parceiros e nos sentimos mais inseridos na realidade de cada um deles", explica o cofundador do Nariz Solidário Eduardo Roosevelt. "Assim, conseguimos pensar em projetos mais assertivos e sustentáveis, que realmente contribuam com a saúde não só de quem está em tratamento, mas também com a saúde dos colaboradores e também da organização", diz.


Ainda, entre as principais diferenças vividas em um ano com o relaxamento das medidas restritivas da Covid-19, o Nariz Solidário se inseriu em um novo âmbito de discussão de extrema importância: a saúde mental. "Para além dos leitos hospitalares, construímos um projeto de atendimento aos Centros de Atenção Psicossocial, realizando roda de conversa, debates e um necessário ajuste em nossas ações e posicionamento institucional, que agora tem como um dos objetivos principais a saúde mental dentro de hospitais, escolas e empresas", explica Roosevelt. Com essa demanda em evidência, o foco maior em capacitação da equipe nessa frente será de extrema importância para os futuros trabalhos da ONG, uma vez que precisamos de pessoas mais capacitadas tecnicamente para atender a essa demanda.


Aprendizados em 2022


Em 2022, o Nariz Solidário se consolidou em sua área de atuação recebendo prêmios pelo trabalho exercido. Para Roosevelt, essas conquistas representam a evidência e importância de uma equipe unida, organizada e capacitada para realizar ações artísticas em ambientes complexos. Desta forma, o último ano serviu como um grande aprendizado para a associação.


"Foi um ano de compreender ainda mais qual o nosso papel e lugar na saúde, educação e no meio empresarial, por onde passamos por capacitações no terceiro setor para inclusive rever nosso posicionamento e a forma que realizamos as ações", comenta. "Saímos de um projeto que foi vinculado também ao nosso processo seletivo, com 21 pessoas muito bem preparadas para inclusive iniciar uma nova profissão, se assim tiver o desejo e objetivo. Em 2022 mais uma de nossas práticas ganhou reconhecimento nacional com duas premiações sobre a forma que organizamos nossa gestão e capacitação, o que reforça ainda mais a nossa missão e a boa prática de capacitação de pessoas", pondera o cofundador.


A capacitação do projeto Encontros e Risos foi um grande diferencial da ONG em 2022. O projeto permitiu acompanhar a transformação pessoal e emocional dos voluntários que participaram do processo seletivo. Além de transformá-los em profissionais da palhaçaria extremamente competentes, o projeto ainda possibilitou a retomada da autoestima de cada um deles. "Eu poderia citar vários momentos espetaculares em 2022, mas acredito que o que mais nos emociona diz respeito ao que alcançamos como organização e o quanto crescemos. A palhaçaria tem um potencial transformador incrível e que felizmente conseguimos utilizá-la conscientemente na vida de cada pessoa que passa pelo nosso projeto", reforça Roosevelt.


Este último ano foi de constante foco nas estratégias traçadas para a adaptação contínua da ONG em 2022. O cofundador e diretor do Nariz Solidário explica que todas as metas para o ano foram alcançadas. A ONG conquistou ótimos resultados e visualizou uma quantidade importante de empresas que confiaram no nosso trabalho e embarcaram em nosso propósito. "Todas essas conquistas foram um termômetro para traçar as estratégias do próximo ano", explica Roosevelt já dando uma previsão do que podemos esperar no próximo ano. "Além disso, no finalzinho do ano, mudamos nossa sede administrativa para uma sala maior, pois teremos uma ampliação na equipe de projetos e será necessário ter um espaço mais dedicado para essa construção".


O que esperar para 2023?


Em 2023, a ONG retomará a execução do projeto de Nariz para Nariz, que acontecerá em sua segunda edição. Desta vez, o foco principal é a saúde mental em diversas unidades de saúde de Curitiba.


Para o próximo ano, a ONG também prevê a construção de pelo menos 4 novos projetos que visam a ampliação do nosso público atendido na região e projetos exclusivos para benefício da sociedade. Também temos a previsão de um novo processo seletivo para entrada de novos voluntários, com previsão de abertura no final de 2023, para treinamento durante todo o ano de 2024. Fiquem ligados!


Sobre o Nariz Solidário


A Associação Nariz Solidário existe desde 2014 e já impactou mais de 120 mil pessoas, atuando em frentes de promoção ao voluntariado, à arte, à cultura, à articulação em rede, no desenvolvimento de artistas, na realização de oficinas de empatia, de encontros nacionais para desenvolvimento de lideranças de grupos parceiros e na criação de diversos eventos.


Em 2019, foi premiada em 1º lugar na categoria Gestão de Voluntários no 1º Prêmio Impulso de Boas Práticas no 3º Setor, organizado pelo Programa Impulso, do Instituto GRPCom. Em 2021, com as práticas realizadas no projeto "De Nariz para Nariz" durante a pandemia, foi laureada nos Prêmios RPC GAME, Dhesca Brasil Memorial da Pandemia e venceu o maior prêmio de Marketing do Paraná, promovido pela ADVBPR, na categoria Social. Em 2022 com as práticas realizadas no projeto Encontros e Risos, recebeu dois prêmios nacionais, sendo eles: Prêmio Melhores ONGs 2022 - Entre as 10 melhores ONGs de pequeno porte do País e Prêmio VOL - Vencedor com uma das Melhores Práticas de Gestão de voluntários do País.


Para saber mais:

www.narizsolidario.org/apoie

https://linktr.ee/narizsolidario

Site: www.narizsolidario.org

Facebook e Instagram: @narizsolidario

Telefone: (41) 9.9225-9422 (apenas WhatsApp)

E-mail: narizsoliodario@gmail.com


Contatos com a imprensa:

Pedro Macedo - (41) 991475785

narizsolidario.comunicacao@gmail.com


Posts recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page