Nariz Solidário realiza evento online para manter viva a arte da palhaçaria em tempos de pandemia

O 1º Encontro para Lideranças de Grupos de Palhaços Voluntários organizado pela Organização Não Governamental Nariz Solidário, com sede em Curitiba, foi um sucesso! Ocorrido nos dias 06 e 07 de setembro, o evento teve como proposta promover um encontro para fomentar boas práticas em gestão entre lideranças de grupos de palhaços voluntários de todo o Brasil.



O objetivo principal do evento foi instituir melhorias na prática do trabalho voluntário de palhaços, tanto pela gestão quanto pelo refinamento da atuação artística, ampliando, assim, as possibilidades de impacto social.


Devido à pandemia do Coronavírus, que promoveu alterações drásticas na sociedade, como um todo, e no setor de eventos não foi diferente, o encontro teve formato totalmente online, com palestras e mesas de discussões sobre temas específicos.


“Com a pandemia, liderar um grupo de palhaços voluntários ficou ainda mais desafiador, todos nós como seres humanos fomos afetados, alguns de nós perderam empregos e até pessoas próximas, que vieram a falecer com a Covid-19”, frisa Eduardo Roosevelt, Presidente e Coordenador-Geral da Nariz Solidário.


Todas essas mudanças alteraram o perfil dos voluntários e de suas rotinas, fazendo com que as lideranças precisassem se reinventar. Espaços online, além de fomentarem o desenvolvimento técnico dos grupos no quesito gestão, também funcionam como uma espécie de rede de contatos de apoio, em que a troca de experiências fortalece os vínculos, as reflexões e auxiliam em tomadas de decisões.


A importância de um evento como esse, para quem atua como voluntário, é imensurável. “Durante e após o evento criou-se um espaço de trocas, onde os representantes desses grupos passaram a compartilhar o que estavam criando de soluções em seus trabalhamos durante a pandemia, soluções essas que podem ser replicadas e adaptadas na realidade de cada grupo.”, reforça Eduardo.


A adesão foi acima das expectativas e o 1º Encontro para Lideranças de Grupos de Palhaços Voluntários contou com a presença de 92 participantes que, juntos, representaram 45 instituições de 11 estados diferentes!


“Esperávamos apenas 30 pessoas quando lançamos o evento e a quantidade foi o triplo. Tínhamos receio com relação à ferramenta utilizada, o formato, o cronograma. Felizmente cumprimos com o plano inicial, com adendos inesperados, como os 26 sorteios realizados, distribuindo entre os participantes, bolsas em cursos de palhaço, mentorias, livros e itens de composição de figurinos palhacísticos”, orgulha-se Eduardo.


Para continuar fomentando o voluntariado na arte da palhaçaria, existem planos de futuros eventos como o ocorrido no começo do mês. O intuito é que os encontros sejam semestrais, no formato online, que facilita e democratiza o acesso, uma vez que chega a locais do país onde dificilmente chegaria se fosse um evento presencial. Assista a gravação do evento na íntegra aqui


Posts recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
Logo_Nariz_Solidário_oficial_-_alteração

Curitiba | Campo Largo, PR

narizsolidario@gmail.com

(41) 99677 - 8713