CAPACITAR PARA TRANSFORMAR: ONG NARIZ SOLIDÁRIO REALIZA PROGRAMA DE FORMAÇÃO PARA VOLUNTÁRIOS.
O curso possui mais de 200 horas de capacitação artística com objetivo de formar profissionalmente voluntários para trabalhar em contextos de vulnerabilidade e contribuir com o bem-estar através do riso à população

Você sabia que o riso é uma potente ferramenta biológica e relacional? Ela faz parte das sete expressões universais do ser humano, possuindo grande potencial de auxílio à cura. Desta forma, focando em ampliar ainda mais as atividades do grupo, a Associação Nariz Solidário promove o Encontros e Risos, projeto de capacitação da ONG realizado com recursos do programa e apoio de incentivo à cultura de Curitiba e da Prefeitura Municipal de Curitiba e patrocínio do EBANX.
A capacitação de novos voluntários faz parte do Processo Seletivo 2022 para a participação de um novo elenco de palhaços e palhaças da ONG. Os aprovados atuarão junto com o Nariz Solidário, uma Organização da Sociedade Civil, em ambientes de atenção à saúde de Curitiba e Região Metropolitana, bem como demais ações da associação.
Ao todo são 200 horas de formação ao longo de cerca de um ano de treinamento. O "Encontros e Risos" se destaca através do seu propósito de deixar melhor preparado o voluntário para atuar em um contexto sensível como o hospitalar e Centro de Atenção Psicossocial. Desta forma, o trabalho capacita de forma inovadora o palhaço ou palhaça para compreender a dinâmica da linguagem artística da palhaçaria e da arte em uma unidade de internação, por exemplo. Bem como aprender os protocolos de segurança em uma instituição de saúde.

O treinamento e processo seletivo é recebido com muita alegria após dois anos de pandemia, que impossibilitaram a participação de novos membros. Toda essa ação reforça a missão da ONG de forma mais madura em busca de voluntários que compreendam o seu lugar no mundo. Assim como possam contribuir com o melhor de si nas atividades do Nariz Solidário.
Inovação e evolução do Nariz Solidário
"Participar como oficineiro no Encontros e Risos mostra a evolução do meu olhar e do meu profissionalismo no grupo", conta Eduardo Roosevelt, cofundador e diretor da Associação. Ele explica que o projeto é uma oportunidade única que oferece recursos para estruturar e avançar o Nariz solidário em um trabalho longínquo. "Tem sido muito singular participar desse projeto e ver todo resultado sendo alcançado aos poucos, resultados estes que começaram a ser plantados há muito tempo", conta.
Felipe Frutuoso, que também atua como oficineiro e faz parte do elenco, reforça que o Encontros e Risos evidencia o caráter inovador do projeto. "Para mim, que já faço parte do Nariz, participar como oficineiro tem sido muito incrível, porque mostra essa questão de se renovar e os participantes chegam com novas ideias e pensamentos, que agregam nosso trabalho positivamente", diz.

Nas oficinas, os participantes estão envolvidos em diversas atividades como improvisação, jogos teatrais, atuação e diversas outras técnicas. As oficinas não só incentivam quem está pelo processo seletivo, mas é uma forma de capacitação contínua também a quem já faz parte do elenco. Neste ano, o projeto ainda conta com a parceria do EBANX, que contribui integralmente e diretamente com o Nariz Solidário no apoio para realização das oficinas e demais eventos do projeto.
Roosevelt ressalta que o projeto ainda traz uma nova visão ao trabalho em palhaçaria. "O diferencial é mostrarmos aos participantes e futuros elencos o lado empático da palhaçaria, de forma profunda, responsável e para além de uma caracterização", explica. "A empatia e a escuta ativa do palhaço se encontram nas relações, não somente quando estamos ali caracterizados, atuamos diariamente para o bem e conforto daquela pessoa em vulnerabilidade. Nesses momentos da oficina, onde cada participante compreende e utiliza as técnicas em sua própria vida, percebemos que o que fazemos é uma obra de arte", reforça o cofundador.
O processo seletivo e o treinamento é uma jornada onde é possível testar e validar novos conceitos e técnicas da arte de palhaçaria. Bem como os membros atuais do projeto conseguem aprender com quem se inscreve. "O Encontros e Riso' ainda possibilita ao participante maior compreensão sobre as funções de uma OSC na sociedade, sobre a arte e, principalmente, a respeito da linguagem do palhaço em contexto de atenção à saúde", reforça. "Almejamos que esse projeto se torne contínuo, considerando sua importância e impacto para quem participa de todas as suas ações e quem recebe também, e somos gratos a todos que nos apoiaram e ao EBANX pelo patrocínio", finaliza.
Acompanhe todas as produções e relatos do Encontros e Risos no site do projeto: https://www.narizsolidario.org/encontroserisos

Sobre o Nariz Solidário
A Associação Nariz Solidário existe desde 2014 e já impactou mais de 100 mil pessoas, atuando em frentes de promoção ao voluntariado, à arte, à cultura, articulação em rede, no desenvolvimento de artistas, na realização de oficinas de empatia, de encontros nacionais para desenvolvimento de lideranças de grupos parceiros e na criação de diversos eventos.
Em 2019, foi premiada em 1º lugar na categoria Gestão de Voluntários no 1º Prêmio Impulso de Boas Práticas no 3º Setor, organizado pelo Programa Impulso, do Instituto GRPCom. Em 2021, com as práticas realizadas no projeto "De Nariz para Nariz" durante a pandemia, foi laureada nos Prêmios RPC GAME, Dhesca Brasil Memorial da Pandemia e venceu o maior prêmio de Marketing do Paraná, promovido pela ADVBPR, na categoria Social.
Para saber mais:
www.narizsolidario.org/apoie
https://linktr.ee/narizsolidario
Site: www.narizsolidario.org
Facebook e Instagram: @narizsolidario
Telefone: (41) 99677-8713 (apenas WhatsApp)
E-mail: narizsoliodario@gmail.com
Contatos com a imprensa:
Pedro Macedo - (41) 991475785
narizsolidario.comunicacao@gmail.com