Nariz solidário na Mostra Buster Keaton

Tão logo fomos aprovados no processo seletivo do Nariz Solidário, entramos em um processo formativo. Dentre eles, um vídeo de Nadja Moraes (Palhaça Macarena) que fala sobre o trabalho de palhaço de hospital. Marcou-me de sua fala, que o trabalho de palhaço não precisa ser engraçado, mas interessante (e interessado, complementaria). Ali, a recomendação de assistir Buster Keaton, o palhaço que não ri. Fiquei de buscar vídeos no youtube mas em meio à correria do cotidiano, não fiz. Mas, também em meio à correria do cotidiano, passei em frente à Caixa Cultural e espantei-me com o cartaz da programação: Mostra Buster Keaton, de 23 a 28 de agosto.



Compartilhei com os amigos e amigas do Nariz e combinamos de ir na abertura, dia 23. Com a presença dos curadores, assistimos à exibição de um curta e um longa metragem, One Week (1920) e Sherlock Jr (1924), respectivamente. Rimos. Rimos de sua genialidade. Rimos de um sujeito de cara neutra, que não ri. Rimos, porque o estado do palhaço está presente a todo momento. Rimos, porque Keaton é interessante. A lógica fantástica ao resolver seus problemas, poderiam ser chamadas de absurdas para o senso comum. Levamos um catálogo lindíssimo da mostra, com diversos artigos sobre sua obra. Dentro do artigo de Roberta Takanmatsu, achei a melhor definição pra falar de sua genialidade:


“Parece tentador adjetivá-lo de “inábil”. E não se trata disso. Como indicou o crítico Inácio Araújo, “ele não é um desastrado. É aquele que parece a cada gesto provocar o caos do mundo”. Ele é o sujeito da ação, aquele que, mesmo buscando agir de maneira correta e até banal, acaba por provocar um desconcerto no mundo. Ou poderíamos dizer que ele evidencia o próprio desconcerto do mundo? Um mundo indominável, cujas forças atravessam e tentam reter o humano, tentando ajustá-lo dentro de uma (des)ordem não aceita por este corpo”. (2016, p.29).

Sejamos como Keaton: interessantes, interessados, desconcertantes.

Posts recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
Logo_Nariz_Solidário_oficial_-_alteração

Curitiba | Campo Largo, PR

narizsolidario@gmail.com

(41) 99677 - 8713