quem somos
A partir da arte do palhaço, o Nariz Solidário se propõe a ser agente de transformação e humanização de pessoas e ambientes que necessitam de escuta, atenção, cuidados e de empatia. Tendo como sua principal referência os hospitais e ambientes de atenção à saúde de Curitiba e região, atualmente mantém visitas semanais a três hospitais da rede pública, dentre eles o Hospital Universitário Cajuru e o Hospital Infantil de Campo Largo. Como organização de impacto social, o Nariz Solidário mantém treinamentos constantes de voluntariado, além de uma articulação ativa da rede de palhaçaria terapêutica e eventos de capacitação – práticas pelas quais foi premiado e reconhecido pelo Programa Impulso. Os voluntários palhaços também conduzem intervenções artísticas e terapêuticas em diferentes espaços, públicos e privados, além de oficinas, palestras e rodas de conversas.
No ano em que completou cinco anos, o Nariz Solidário acumulou outras conquistas relevantes. Além do prêmio do Instituto GRPCom, recebeu recentemente o título de utilidade pública pelo município de Curitiba e foi aprovado pela Lei Rouanet, que lhe credencia a captar parte do Imposto de Rende 2020 para atender um novo parceiro: o hospital Santa Casa de Curitiba.
“Nós estamos em um momento especial, colhendo resultados e estruturando a organização para ampliar sua relevância pública e social. Iniciamos o ano conduzindo um inovador processo seletivo de voluntários que levou nove meses para desenvolver competências, prover uma visão do terceiro setor, da palhaçaria, arte, saúde e bem-estar, além de tocar em questões profundas do indivíduo. Agora fechamos 2019 reunindo um material humano ainda mais rico, preparado e com a perspectiva de ampliar nosso alcance para mais 20 mil pessoas no próximo ano”, conta Eduardo. Entre 2015 e 2019, cerca de 38.500 mil pessoas foram impactadas pelo trabalho do Nariz Solidário. Foram mais de 400 ações e 2000 horas de atuação em diferentes espaços, sendo 9 instituições de saúde atendidas e 90 voluntários (com 40 ativos atualmente). O grupo também está envolvido no mapeamento das iniciativas de palhaço em hospitais na região.
FICHA TÉCNICA
-
Eduardo Roosevelt - Presidente e Coordenador Geral
-
Jessica Santana - Vice-presidente
-
Gabriela Valiente - Conselho Consultivo e Deliberativo
-
Fernanda Alves Teixeira - Conselho Fiscal
-
Denise Aparecida Rocha - Advogada
-
Marcio Colferai - Contador
-
Lucélia Biaobock - Projetos
-
Paula Resende - Assessoria de Comunicação
-
Thiago Garcia - Marketing
-
Ariane Amaral - Fotografia
Missão / Propósito
Atuar como agente de transformação e catalizador de processos terapêuticos de cura, autoconhecimento e humanização a partir da arte do palhaço
Visão
Impactar positivamente ambientes aonde existam pessoas carentes de escuta, acolhimento e conexões empáticas, bem como ser protagonista no fomento e desenvolvimento da palhaçaria , voluntariado e iniciativas de impacto social.
Valores
Solidariedade | Empatia | Resiliência | Autoconhecimento|
Comprometimento | Protagonismo social | Transparência
Onde estamos
O Nariz Solidário realiza intervenções artísticas aos finais de semana nos seguintes hospitais:
humanização por meio da linguagem do palhaço
A humanização e o estudo aprofundado no universo do palhaço possuem forte impacto também na vida do voluntário, que passa a ter mais confiança em si mesmo e em suas relações pessoais e profissionais. Com certeza uma opção maravilhosa de amor ao próximo e a si mesmo.