CONFIRA O QUE ESTÃO FALANDO DE NOSSOS NARIZES NA MÍDIA!

Foram contempladas 10 organizações sem fins lucrativos, coletivos e movimentos sociais das regiões norte, centro-oeste e/ou sul. Lançada em 9 de setembro, a chamada visava financiar até 6 (seis) entidades para coletarem no mínimo 15 (quinze) relatos cada sobre experiências cotidianas durante a pandemia, recebendo um recurso de fomento no valor de R$5.000, 00. Dado o grande volume, a diversidade e a qualidade das propostas recebidas, a Plataforma Dhesca ampliou para 10 (dez) contempladas. As propostas submetidas ao edital foram analisadas por um Comitê de Seleção, composto por relatoras/es de direitos humanos, secretaria e coordenação executiva da Plataforma Dhesca.

A Fundação Estatal de Atenção à Saúde (Feas) da Prefeitura de Curitiba prestou homenagem à Associação Nariz Solidário nesta sexta-feira (13/8), durante reunião do Conselho Curador. O projeto leva a linguagem do palhaço para a humanização de ambientes e pessoas de forma voluntária ao Hospital Municipal do Idoso desde 2017.

25.06.2021 - Radio Cultura 360

A partir da arte do palhaço, o Nariz Solidário se propõe a ser agente de transformação e humanização de pessoas e ambientes que necessitam de escuta, atenção, cuidados e de empatia. Tendo como sua principal referência os hospitais e ambientes de atenção à saúde de Curitiba e região, atualmente mantém visitas semanais a três hospitais da rede pública, dentre eles o Hospital Universitário Cajuru e o Hospital Infantil de Campo Largo.

A parceria sempre rendeu muitas risadas e as visitas eram regadas por muita emoção no Hospital Municipal do Idoso. Mas aí veio a pandemia de coronavírus e as atividades presenciais da Associação Nariz Solidário tiveram de ser pausadas.  Para aliviar a saudade, o Nariz Solidário inovou. Com o uso da nova tecnologia e a vontade de se reaproximar de seu público, os “palhaços terapeutas” criaram o projeto “De Nariz para Nariz”

Viabilizada via Lei de Incentivo à Cultura ação da ONG Nariz Solidário expande apoio terapêutico e intervenções artísticas a hospitais em meio a pandemia

Conte às pessoas mais sobre as aulas que você oferece. Adicione imagens, texto e links ou conecte dados da sua coleção para mostrar conteúdo dinâmico.

Dia 10 foi dia do palhaço e nosso Diretor e co-fundador Eduardo Roosevelt , foi dar uma palavrinha sobre o nosso trabalho, na TV Evangelizar no programa vida em foco, da maravilhosa Carol Tormena. Acesse e assista.

06.11.2020 - Rádio Band News FM

No dia 6 de novembro é o Dia Nacional do Riso. Desde 2014, a ONG Nariz Solidário leva a palhaçaria para diversos hospitais da capital paranaense. O objetivo do grupo é humanizar o ambiente hospitalar, que costuma apresentar situações de vulnerabilidade. 

 

A coordenadora artística da ONG, Nadja Moraes, acredita que o riso seja um tratamento complementar...

Leia a matéria completa. 

02.09.2020 - Arns de Oliveira & Andreazza

Nos dias 06 e 07 de setembro acontecerá o 1ͦ Encontro Nacional para Lideranças de Grupos de Palhaços Voluntários, promovido pela Associação Nariz Solidário e a ONG Doutores Palhaços SOS Alegria. O evento online abordará temas, como voluntariado, saúde na gestão, palhaçaria em tempo de pandemia, entre outros.

Uma das convidadas é a Advogada Fernanda Andreazza, que fará uma palestra na segunda-feira (07/09), às 14h30, com o tema “Quando se tornar uma OSC/ONG?”. 

28.08.2020 - Gazeta do Povo. 

Causas sociais e gente interessada em ajudar sempre andaram lado a lado. Só que a pandemia do novo Corona vírus reaqueceu um sentimento que, pouco a pouco, vinha perdendo espaço: a solidariedade.

Não que ela não existisse mais. Vemos que sempre que um desastre natural ou...

22.06.2020 - Gazeta do Povo

Desenvolver competências técnicas e humanas, prover uma visão sobre terceiro setor, saúde, palhaçaria, arte e bem-estar, além de tocar questões profundas do indivíduo. Essa é a base do processo seletivo e formativo de voluntários da Associação Nariz Solidário, que recebeu o 1º lugar na categoria Gestão de Voluntários do 1º Prêmio Impulso de Boas Práticas no Terceiro Setor, organizado pelo Programa Impulso, do Instituto Grpcom, no fim de 2019.

30.04.2020 - Instituto Legado

Quantas vezes você já escutou pessoas reclamando de suas atividades profissionais ou que o caminho que decidiram seguir na carreira não tinha saído como o esperado? Muitas vezes, essa insatisfação não é baseada somente em questões financeiras, mas pela busca de “algo mais”. Remuneração não é mais a única base para a escolha de uma carreira. Diante dos diversos problemas socioambientais que o mundo enfrenta atualmente, é cada vez mais comum a procura por ocupações que busquem transformação da realidade e que gerem impacto positivo na sociedade...

09.03.2020 - Rádio Mundo Livre FM

Entrevista realizada referente as organizações premiadas no prêmio impulso de boas práticas no terceiro setor em 2019. Na ocasião o Nariz Solidário foi reconhecido como melhor gestão de voluntariado do Paraná.

21.01.2020 - Jornal CNT

osso fundador e coordenador geral Eduardo Roosevelt, participa de gravação sobre trabalho voluntário no hospital Cajuru. 

Confira o vídeo. 

28.11.2019 - Gazeta do Povo

"O 1º Prêmio Impulso de Boas Práticas no 3º Setor recebeu 256 inscrições de 145 Organizações da Sociedade Civil (OSCs) de todo o Paraná. A premiação faz parte do Programa Impulso, iniciativa que auxilia associações a promover análise organizacional. Através de um questionário, qualquer instituição pode fazer um diagnóstico de pontos positivos e negativos de gestão, serviços e visibilidades de projetos desenvolvidos. O diagnóstico é feito através do site, de maneira gratuita.

Confira a lista dos aprovados acessando o Link a seguir:


Confira a lista dos certificados e premiados:


– Associação Nariz Solidário (Curitiba). Categoria: Gestão de Voluntários. Prática: Processo seletivo e formativo de Voluntários.

Veja o restante no link a seguir:

11.10.2019 - Clinipam

Personagens amados pelo público infantil comandaram Dia das Crianças no Ônix Batel  

 

A Branca de Neve, o Shrek, a Elsa de Frozen, a Magali da Turma da Mônica e muitos outros personagens do universo infantil passaram o dia no Hospital Ônix Batel. Foram os próprios colaboradores, de todos os setores, que se fantasiaram para trazer mais alegria para as crianças.

A ação foi planejada por toda a equipe, como conta a gerente do hospital, Márcia Albino. “Todo mundo se engajou nessa iniciativa e todos estavam muito ansiosos para compartilhar esse momento de alegria ao lado das crianças e dos seus familiares. O resultado superou nossas expectativas: os 30 pacientes que estavam internados aqui pela manhã ficaram muito felizes e, para nós, foi uma experiência emocionante”, relata.

A festa o Dia das Crianças foi planejada para elevar a autoestima dos pequenos pacientes e fazer com que eles se sentissem acolhidos. A programação foi intensa e recheada de atrações como nariz Solidário, oficina de pintura, pintura no rosto, momento de contação de história, oficina de dança, oficina de cupcake e revelação da fantasia campeã.

27.11.2019 - Tribuna PR

"O Programa Impulso, do Instituto GRPCOM, realizou ontem (26) o evento de reconhecimento do 1º Prêmio Impulso de Boas Práticas no 3º Setor. A premiação teve como principal objetivo a valorização e reconhecimento das práticas de Gestão e Comunicação que acontecem dentro das instituições sociais do Paraná que possuem o cadastro e o diagnóstico completos no Programa Impulso.

Ao todo, foram inscritas 256 práticas de 145 Organizações da Sociedade Civil (OSCs) de todo o estado do Paraná, divididas em 13 categorias".

Confira a lista dos certificados e premiados:

– Associação Nariz Solidário (Curitiba). Categoria: Gestão de Voluntários. Prática: Processo seletivo e formativo de Voluntários.

09.09.2019 - Fato Agenda

“Percebemos que a técnica ou mesmo as palavras bonitas não podem, não devem e nem mesmo fazem sentido quando se sobrepõem ao amor que colocamos no que fazemos. A ideia é contar um pouco da nossa experiência e compartilhar como é possível e necessário, no dia a dia, criar espaços mais humanizados e de aproximação para, assim, avivar a saúde que habita nos outros e em cada um de nós”, explica Rodrigo Bastos". 

30.07.2019 - Instituto Legado

"Trabalho foi realizado por estudantes de jornalismo que acompanharam o trabalho da ONG em hospitais por seis meses

Está chegando ao fim a exposição “Me empresta seu sorriso”, que retrata o dia a dia do Nariz Solidário, ONG que leva a linguagem do palhaço para ambientes hospitalares. A exposição, que vai até o dia 6 (terça-feira), reúne 22 imagens capturadas no Hospital do Idoso Zilda Arns e Hospital Infantil de Campo Largo, por estudantes de Jornalismo da PUCPR, que acompanharam o trabalho dos voluntários por seis meses. A intenção era mostrar para as pessoas que circulam nos hospitais como o trabalho de palhaçaria funciona e como auxilia o processo de recuperação de pacientes".

Agosto - 2019 - Jornal Somos Saúde -Feaes

O Hospital do Idoso exibe a Mostra Fotográfica da ONG Nariz Solidário. São 22 imagens produzidas por um grupo de alunos do curso de Jornalismo da Pontifícia Universidade Católica (PUC-PR) que acompanharam o trabalho dos palhaços voluntários durante seis meses em hospitais de Curitiba e da Região Metropolitana. Segundo o presidente da ONG,

08.07.2019 - Rede Massa

"Já está aberta a exposição de fotos “Me Empresta Seu Sorriso” no Hospital do Idoso Zilda Arns, que captura, através das imagens, o trabalho da ONG “Nariz Solidário”. As 22 fotos foram feitas no Hospital do Idoso Zilda Arns e Hospital Infantil de Campo Largo e ficam no local até 6 de agosto.

O “Nariz Solidário” atua há cinco anos na Região Metropolitana de Curitiba, levando a linguagem do palhaço para ambientes de atenção à saúde". 

05.07.2019 - Hastag Curitiba

"Segundo o presidente e diretor geral da associação, Eduardo Roosevelt, a exposição é uma oportunidade de retratar e refletir sobre o significado da passagem do palhaço pelo ambiente hospitalar. Nos momentos capturados, há evidências da importância dessa figura que é capaz de transformar o ambiente e o estado emocional dos pacientes, familiares acompanhantes e colaboradores do hospital. “As imagens do nosso trabalho no Hospital Infantil de Campo Largo e no Hospital do Idoso Zilda Arns também traçam um interessante paralelo entre a interação do palhaço com quem está no início e no final da vida".

16.07.2019 - Band News Curitiba

Imagens que traduzem a linguagem do palhaço em ambientes de atenção à saúde. 22 fotos do trabalho desenvolvido pela Ong Nariz Solidário estão expostas no Hospital do Idoso Zilda Arns. A mostra fica aberta até o dia 6 de agosto e pretende trazer mais leveza ao local. As fotografias são resultado de uma pesquisa feita por uma equipe de estudantes de jornalismo da PUCPR, que acompanhou durante seis meses as atividades da Ong.

16.03.2019 - (Diário Metropolitano de Campo Largo)

A associação Nariz Solidário, ONG que atua com a linguagem do palhaço no Hospital Infantil Waldemar Monastier, em Campo largo, inicia no próximo mês de abril, o processo seletivo para entrada de novos voluntários.

Dentre as vagas ofertadas para atuação de palhaço e palhaça, o grupo busca também selecionar voluntários que atuem em áreas estratégicas como ...

20.03.2019 (Jornal Folha de Campo Largo)

A associação Nariz Solidário, Ong que atua com a linguagem do Palhaço no Hospital Infantil Waldemar Monastier, irá iniciar no mês de abril um processo seletivo para entrada de novos voluntários.

Dentre as vagas ofertadas para atuação de palhaço e palhaça, o grupo busca também...

20.03.2019 (Hospital Infantil Waldemar Monastier)

A associação Nariz Solidário, ONG que atua com a linguagem do Palhaço no Hospital Infantil Waldemar Monastier, inicia no mês de abril processo seletivo para entrada de novos voluntários.

Atuando desde 2015 no hospital, o grupo já realizou cerca de 5 mil atendimentos no hospital infantil entre pacientes e seus familiares além de colaboradores do hospital. O grupo também realiza entrega de...

07.02.2019 - Flash Curitiba

Atuando há cinco anos na região metropolitana de Curitiba, o Nariz Solidário, ONG que leva a linguagem do palhaço para ambientes de atenção à saúde, promove Exposição de fotos em um dos hospitais onde o grupo atua, com fotos capturadas no Hospital do Idoso Zilda Arns e Hospital Infantil de Campo Largo. A abertura da mostra acontecerá no dia 06 de julho, no Hospital do Idoso Zilda Arns, a partir das 9:30 da manhã. A exposição “Me empresta seu sorriso” reúne 22 fotos e ficará aberta para visitação até o dia 6 de agosto.

23.11.2018 - Grupo Marista

O Programa de Voluntariado é desenvolvido nas unidades hospitalares do Grupo Marista e oferece à sociedade a oportunidade de desenvolver o trabalho voluntário com o principal objetivo de fomentar a cultura de solidariedade por meio de atividades de bem-estar e melhoria da qualidade de vida dos pacientes, familiares e colaboradores. Os voluntários oferecem acolhida e presença por meio de...

20.08.2018 - FEAES

Homenagens e solidariedade marcaram o jantar comemorativo ao primeiro aniversário do Grupo de Voluntariado do Hospital do Idoso Zilda Arns (Hiza), realizado na última sexta-feira (17), no Salão de Festas da Paróquia São José, no Capão Raso...

07.06.2018 - Grupo Marista

Gisele Linhares é colaboradora da Área da Saúde e teve a vida transformada por meio da Missão Marista. Ela representa uma das Frentes de Missão do Grupo Marista nesse vídeo da série Retratos de uma Missão. Assista ao vídeo...

28.09.2018 - Jornal Folha de Campo Largo

NARIZ SOLIDÁRIO DISTRIBUI LIVRO PARA COLORIR AOS PACIENTES DO HOSPITAL INFANTIL

Edição impressa do dia 28.09.2018 - pg 10.

18.12.2017 - CBN Curitiba

Cerca de 30 crianças hospitalizadas ou que, em 2017, estiveram sob os cuidados do setor de pediatria do Hospital Cajuru receberam visitas ilustres nesta segunda-feira (18).

Além do Papai Noel, personagens de filmes como o Star Wars também alegraram a tarde das crianças e dos familiares.
O Nariz Solidário também estava lá!

23.11.2017 - Instituto Legado

Que tal encher o próximo ano de inspiração e sorrisos? A ONG Nariz Solidário lançar o calendário 2018, pensado para levar um pouco de seu trabalho na promoção da arte, da alegria e do amor com adultos e crianças em situação hospitalar...

11.09.2017 - PUCPR

Nariz Solidário realiza palestra para estudantes do curso de artes cênicas da PUC. Evento teve como tema: "COMO PROJETOS DE ARTE E CULTURA PODEM TRANSFORMAR CID...

31.09.2017 - Arte em Hospital

No dia 31 de setembro o fundador e coordenador do Nariz Solidário Eduardo Roosevelt, participou de entrevista com o projeto "Arte em Hospital". 

13.09.2017 - Arte em Hospital

"O trabalho do palhaço hospitalar alegra e proporciona momentos de leveza em uma situação dura e difícil na vida de inúmeras pessoas. Entretanto, por baixo dos sorrisos e das máscaras cômicas estão pessoas que dão vida à estes personagens, as quais enfrentam seus medos e incontáveis desafios para exercerem a atividade da melhor maneira possível e atuarem com responsabilidade e amor.

O texto de hoje reflete um pouco desses "medos e desafios" enfrentados na atuação diária de um palhaço hospitalar". Confira...

28.08.2017 - FEAES

“O traje é de gala, porque visitas importantes chegam bem vestidas. O paciente vai perceber que me arrumei elegantemente por ele. Com os elementos de época, há o resgate da memória desse paciente. E, com a maquiagem do palhaço, tem a abertura para o jogo, para a brincadeira, que eles entendem e jogam junto.” Continue lendo, acesse o link;

25.08.2017 - Prefeitura de Curitiba 

"Com os elementos de época, há o resgate da memória desse paciente. E, com a maquiagem do palhaço, tem a abertura para o jogo, para a brincadeira, que eles entendem e jogam junto.” Continue lendo, acesse o link;

31.05.2017 - Prefeitura de Campo Largo

Com o objetivo de conscientizar e alertar a sociedade sobre o alto índice de mortes no trânsito e ressaltar a importância do trânsito seguro, o grupo Nariz Solidário, lançou na última semana, a Campanha ‘Faça a coisa certa’. (...) Confira!

13.09.2017 - Jornal da Cidade

O grupo de palhaços voluntários, através do apoia.se - plataforma de financiamento coletivo, está recebendo doações a partir de R$3 mensais. Os ambientes hospitalares são, inegavelmente, espaços de sensibilidade. Os sentimentos mais diversos andam de mãos dadas. Sofrimento, alegria, ansiedade e vitalidade, são relações contraditórias que habitam...

08.02.2017 - Jornal da Cidade

Promovido pelo Grupo Nariz Solidário e Curitiba et Circenses o evento reuniu vinte e cinco pessoas para compartilhar ideias, conhecer a si mesmo e discutir o papel do palhaço na sociedade contemporânea. Essa é a essência do curso “Humanização Hospitalar Através do Palhaço”, ministrado por Nadja Moraes. Leia Mais!

21.12.2016 - Jornal da Cidade

Nariz Solidário leva o espírito natalino para dentro dos hospitais

Para celebrar as atividades de fim de ano, o NS levou o espirito natalino aos hospitais Cajuru, Rocio e Waldemar Monastier distribuindo presentes para as crianças. 

13.10.2016 - HOSPITAL INFANTIL WALDEMAR MONASTIER

No dia 12 de outubro, nossos palhaços e palhaças receberam sorrisos e compartilharam alegria com pacientes, acompanhantes e funcionários do Hospital Infantil Waldemar Monastier, fazendo aflorar a eterna criança que existe dentro de cada um de nós. 

05.05.2016 - Blog Cristiano Lima

Com o objetivo de levar a arte do palhaço e do improviso para hospitais de Curitiba, Campo Largo e Região metropolitana, o grupo utiliza diversos recursos que permitem a interação de pessoas de todas as idades, com mágica, “contação” de histórias, músicas, malabares, escultura de balões, improviso, dinâmicas e técnicas circenses.

"O concurso, apontou Luciana Massa, recorda, ainda, o Dia Internacional do Voluntário e o Dia Internacional da Solidariedade Humana, comemorados em dezembro. Ela também ressaltou que o Nariz Solidário, grupo de atuação sem fins lucrativos, ajudou na concretização do prêmio. Com a generosidade dos palhaços, voluntários buscam humanizar e ressignificar as relações norteadas pela arte da palhaçaria no processo terapêutico de pacientes internados em hospitais."

Segundo Eduardo Roosevelt, presidente do Nariz Solidário, a ideia foi elaborada de forma conjunta. “Quando o Estado é parceiro e incentiva a causa do trabalho voluntário todos ganham. Tenho certeza de que juntos fizemos a diferença na vida de muita gente”, falou.

Na quinta-feira (08) foi comemorado o Dia Mundial da Alegria. Que desafio grandioso é fazer sorrir em meio a tantos momentos difíceis que a população tem passado. Porém, este obstáculo não parou o grupo Nariz Solidário, que leva a palhaçaria a sério e não parou de inovar e conseguir meios para executar a missão de levar alegria e alento para quem precisa, dentro dos hospitais.

A pandemia dificultou as visitas presenciais da ONG Nariz Solidário, que atua voluntariamente nos hospitais Santa Casa de Misericórdia de Curitiba, Hospital Universitário Cajuru, Hospital do Idoso Zilda Arns e Hospital Infantil Waldemar Monastier de Campo Largo. Com a restrição de entradas nos estabelecimentos de saúde, o grupo buscou alternativas. Assim surgiu o projeto da telesperança. O coordenador da ONG, Eduardo Roosevelt, ressalta que a ideia foi agir na crise sanitária para “mitigar impactos negativos”, nos conta.

Mesmo no contexto de pandemia e isolamento, grupos de palhaçaria profissional não desistiram de levar alegria e esperança para pacientes hospitalares. Sem poder entrar nas instituições de saúde, trupes como Miolo Mole e Nariz Solidário, que fazem parte da Rede Legado, adaptaram as atividades para o formato digital e continuam gerando impacto social positivo.

Um hospital de Curitiba aproveitou a tecnologia para manter a alegria dos pacientes em tempos de isolamento social. As visitas dos voluntários são feitas por meio de um robô. A ideia criativa foi garante a diversão de quem precisa de cuidado. Confira os detalhes com Andria Piai.

Todas as propostas foram analisadas pela Comissão de Avaliação Interna do banco, que considerou a viabilidade e o impacto social dos projetos. As iniciativas mais bem avaliadas pela equipe técnica foram encaminhadas à diretoria, que reconheceu os proponentes contemplados e os valores a serem distribuídos. Entidades do Paraná beneficiadas em 2020: Associação Nariz Solidário, de Curitiba...

Bruna Quinalha conversou com Eduardo Roosevelt, Co-fundador e Diretor da Associação Nariz Solidário. Assista a entrevista.

06.11.2020 - Rádio Band News FM

Dia 06 de novembro é comemorado o dia internacional do Riso.

Nossa coordenadora e conselheira artística Nadja Moraes deu uma entrevista para os jornalistas Juliana Goss e Emanuel Pierin, falando justamente da importância de levarmos a alegria para nossa vida.

Gratidão Larissa Biscaia, Juliana e Emanuel pelo convite, acolhida e jornalismo sério que desempenham.

Ouça a entrevista na íntegra. 

01.09.2020 - Portal Hospitais Brasil

Desafiados a manter seu trabalho de palhaçaria para humanização de ambientes e pessoas, a Associação Nariz Solidário, que atua voluntariamente em hospitais de Curitiba (PR) e região, encontrou na tecnologia uma aliada para mitigar os impactos negativos causados pelo Covid-19.

13.08.2020 - Muralzinho de Ideias

Desafiados a manter seu trabalho de palhaçaria para humanização de ambientes e pessoas, a Associação Nariz Solidário, que atua voluntariamente em hospitais de Curitiba e região, encontrou na tecnologia uma aliada para mitigar os impactos negativos causados pelo Covid-19.

Uma vez que grande parte das atividades presenciais foram suspensas, a associação vem encontrando no mundo virtual novas possibilidades de atuação. Em julho, o projeto Nariz Solidário retomou parcialmente suas intervenções com a ajuda de um robô desenvolvido pela...

01.06.2020 - Atados

Todos estamos sentindo os impactos da pandemia, mas o coronavírus (COVID-19) afeta principalmente as pessoas em situação de vulnerabilidade social. As ONGs que já tinham diversos desafios para desenvolverem seus trabalhos de apoio a esse público, agora precisam se reinventar

de diversas formas para dar continuidade aos seus trabalhos, para se sustentarem financeiramente e até para ampliarem seu alcance...

31.03.2020 - Muralzinho de ideias

O Nariz Solidário, projeto que a partir da arte do palhaço se propõe a ser agente de transformação e humanização de pessoas e locais que necessitam de escuta, atenção, cuidados e de empatia em hospitais e ambientes de saúde de Curitiba e região, está com suas visitas suspensas por conta da pandemia do coronavírus...

26.01.2020 - Balanço Geral

No dia do riso a equipe do balanço geral, acompanhou nosso trabalho no hospital do Idoso Zilda Arns. Confira o vídeo. 

10.01.2020 - Vem ver Curitiba. 

No dia 10 de janeiro, realizamos uma pequena fala, em um copilado de entrevistas sobre projetos de impacto social em Curitiba, promovidas pelo Vem ver Curitiba - Worktiba. 

Confira na íntegra, ou a partir do minuto 10:00 para acompanhar a nossa fala. 
Clique no link. 

21.11.2019 - Projeto Remédio Musical 

Nosso fundador e coordenador geral, foi entrevistado pelo projeto Remédio Musical, em sua passagem por Brasília. 

Confira o vídeo. 

15.10.2019 - Funeas

Todo ano, no mês de outubro, o Hospital Infantil Waldemar Monastier, que está localizado em Campo Largo, realiza uma semana repleta de intervenções a fim de arrancar um sorriso dos pais e, principalmente, das crianças que têm o hospital como suas segunda casa. A Fundação Estatal de Atenção em Saúde do Paraná — Funeas tem uma grande responsabilidade por trabalhar com pessoas, mas, acima de tudo, possui o papel de garantir saúde a milhares de cidadãos todos os dias. E para que essas ações saiam do papel e de fato façam diferença na vida dessas crianças, é necessário haver um compromisso por parte da equipe técnica e, também, do apoio de voluntários; estes que fazem demasiada diferença em todos os âmbitos da sociedade.

A última semana no HI foi marcada por eventos que conseguiram projetar um largo sorriso no rosto de crianças que passam por tantas dificuldades diariamente, e as fizeram se sentir valorizadas e, sobretudo, amadas, como é o caso do ...

22.08.2019 - CMC

A CÂMARA MUNICIPAL DE CURITIBA, CAPITAL DO ESTADO DO PARANÁ, aprovou e eu, Prefeito Municipal, sanciono a seguinte lei; Declara de Utilidade Pública a Associação Nariz Solidário.

07.09.2019 - Jornale

"O Nariz Solidário, ONG que trabalha com a linguagem do palhaço para humanizar e transformar ambientes de atenção à saúde, traz para Curitiba os responsáveis pela obra “O Clown Terapêutico” e fundadores da companhia “A Arte de Ser Grande”: Montserrat Gasull Sanglas e Rodrigo Bastos. Os pesquisadores de Juiz de Fora (MG) realizarão uma palestra no dia 13 setembro (sexta-feira), às 19h30, no Auditório Hospital do Idoso Zilda Arns (Rua Lothário Boutin, 90 – Pinheirinho), trazendo técnicas inovadoras para estimular o autoconhecimento e a transformação pessoal.

 

A palestra “Sobre esquilos e humanização da saúde na visão de psicólogos palhaços”, voltada para trabalhadores da saúde e público em geral, fala sobre a humanização nas relações sociais e ambientes saudáveis para a saúde do corpo e mente".

28.08.2019 - Hospital Infantil Waldemar Monastier

O diretor presidente da Associação Nariz Solidário, Eduardo Roosevelt, disse que atuar como voluntário e com a linguagem do palhaço dentro do Hospital infantil, é realizar encontros únicos frente às fragilidades e impotências humanas. 

 

Eduardo resumiu a essência do trabalho que desenvolve com sua equipe com sensibilidade e uma pitada de humor,

18.07.2019 - Hospitais Brasil. 

Edição impressa e Digital. Pág 77

02.07.2019 - Paraná Portal

Evento do Nariz Solidário traz imagens que registram o poder transformador da arte do palhaço

Fotos capturadas no Hospital do Idoso Zilda Arns e no Hospital Infantil de Campo Largo fazem parte da exposição “Me empresta seu sorriso“, que  reúne 22 fotos e ficará aberta para visitação até o dia 6 de agosto.

A abertura da mostra acontecerá no dia 06 de julho, no Hospital do Idoso Zilda Arns, a partir das 9h30min.

03.07.2019 - Jornale

Evento do Nariz Solidário traz imagens que registram o poder da arte do palhaço

"Através da linguagem do palhaço, o Nariz Solidário leva bom humor e experiências de alegria e conforto para pacientes, familiares, visitantes e equipe de profissionais de três hospitais de Curitiba e Região Metropolitana. Em seus cinco anos de atividades, mais de 27 mil pessoas já foram impactadas pelas ações da ONG"

26.03.2019 - Bem Paraná

Por: Rodolfo Luis Kowalski

O bom humor, ensinou o filósofo alemão Arthur Schopenhauer, é a única qualidade divina do homem. E em Curitiba, um grupo de pessoas tratou de transformar a (contagiante) arte do bom humor e do riso em missão. É a Associação Nariz Solidário, fundada em novembro de 2014 e que utiliza o estudo e a generosidade do palhaço como ferramentas no ambiente hospitalar, visando humanizar as relações entre pacientes, familiares e profissionais de saúde.

21.03.2019 - (BandNews FM Curitiba)

A associação Nariz Solidário, uma Ong que atua com a linguagem do palhaço em ambientes hospitalares em Curitiba e Campo Largo, na Região Metropolitana, está com inscrições abertas para novos voluntários. Entre as vagas ofertadas estão para profissionais de apoio administrativo, social media, psicologia e fotografia.

23.03.2019 - (Jornal da Cidade - Campo Largo)

A associação Nariz Solidário, Ong que atua com a linguagem do Palhaço em ambientes hospitalares em Curitiba e Campo Largo, abre processo de entrada para novos voluntários.

Dentre as vagas ofertadas para atuação de palhaço e palhaça, o grupo busca também selecionar voluntários que atuem em áreas estratégicas como: Apoio administrativo, Social Media, Psicologia e fotografia. Além de treinamento quinzenal aos voluntários o grupo oferece também...

14.03.2019 - (Deproposito comunicação)

A Associação Nariz Solidário, Ong que atua com a linguagem do Palhaço em ambientes hospitalares em Curitiba e Região, abre processo de entrada para novos voluntários...

26.11.2018 - Doutores da Alegria

(...)  "Em julho deste ano, a partir de critérios definidos pela Escola dos Doutores da Alegria, convidamos grupos de diversas regiões do Brasil minimamente estruturados e que atuavam há algum tempo para iniciar a discussão sobre a nova rede.

O “encontrinho” aconteceu em nossa sede, em São Paulo, com mediação dos facilitadores Rogério Silva e Achala Andréa, da Pacto. Vinte e seis pessoas de treze grupos que atuam em 13 cidades e 6 estados aceitaram o chamado:

Super Palhaços (Sorocaba/SP)
Esquadrão da Alegria (Santa Maria e Porto Alegre/RS)
SOS Só Risos (Santos/SP)
Nariz Solidário (Curitiba/PR)...

16.10.2018 - Bem Paraná

"O hospital tem outras ações voluntárias, como os cultos ecumênicos promovidos pelas igrejas luterana e católica. Também recebe a parceria do Tutores do Riso, que reúne profissionais e estudantes da área da Saúde para alegrar o dia dos pacientes, em visitas mensais. O Nariz Solidário atua há um ano na humanização hospitalar com a apresentação de palhaços".

24.08.2018 - FEAES

Faz um ano que o palhaço terapêutico Olivier-Hugues Terreault esteve no Hospital do Idoso Zilda Arns (Hiza). Na sua primeira visita, o canadense radicado no Rio de Janeiro incorporou o palhaço galante e circulou pelos corredores do hospital interagindo e emocionando os pacientes.

Nesta sexta-feira (24/8), Terreault está de volta ao Hiza, desta vez no...

11.10.2018 - Hospital Infantil Waldemar Monastier

Para homenagear as mães do hospital Infantil foram feitas ações com voluntários...

21.12.2017 - Guia Folha de Campo Largo

PROFISSÃO PALHAÇO

Muito além das pinturas no rosto e das risadas. “O voluntário diminui suas crenças e convicções para tornar o paciente seu principal foco”...

29.11.2017 - Instituto Legado

Para celebrar a conclusão do Projeto Legado 2017, anunciar as três iniciativas sociais que contempladas com o investimento financeiro de R$ 10 mil e celebrar o marco de 100 organizações beneficiadas,o Instituto Legado reuniu no Teatro Fernanda Montenegro, organizações capacitadas e rede de parceiros. Com o nome Legado Experiência, o evento foi marcado por performances artísticas.

O Projeto Legado é um programa de...

18.11.2017 - Doadores D' Alegria

Há 3 anos tivemos o imenso prazer de conhecer essas duas pessoas maravilhosas. César Lima e Juliana Franco. Hoje particularmente como CesÁr e Juliete, donos de um circo...

06.07.2017 - DePropósito Comunicação

Projeto Legado chega à segunda fase com foco em expansão de impacto e fortalecimento organizacional...

13.09.2017 - Jornal da Cidade

O grupo de palhaços voluntários, através do apoia.se - plataforma de financiamento coletivo, está recebendo doações a partir de R$3 mensais.

Os ambientes hospitalares são, inegavelmente, espaços de sensibilidade. Os sentimentos mais diversos andam de mãos dadas. Sofrimento, alegria, ansiedade e vitalidade, são relações contraditórias que.. leia mais..

31.08.2017 - Coluna STT

"Eles São um “grupo de palhaços e palhaças que levam arte, alegria e humanização a hospitais de Curitiba e Região Metropolitana que atendem pelo Sistema Único de Saúde (SUS), por meio do trabalho voluntário”. Leia mais...

25.08.2017 - Blog Nanu

"O Nariz Solidário é um grupo de palhaços atuante em hospitais de Curitiba e região metropolitana que atendem pelo Sistema Único de Saúde (SUS), por meio do trabalho voluntário" Continue lendo, acesse o link; 

29.07.2017 - Coletivo Clown

Em 29 de julho tivemos o prazer de promover intercambio com o "Coletivo Clown", um grupo fantástico de Vitória - Es. Confira o relato deles sobre esse momento marcante. 

31.05.2017 - Jornal da Cidade

Nariz Solidário promove campanha em apoio ao Maio Amarelo

Com o tema ‘Faça a coisa certa’, o grupo de palhaços alerta para a importância de uma direção segura (...)  Confiram!

25.04.2017 - Portal Prefeitura de Campo Largo 

Nariz Solidário selecionado entre os 40 mais no Projeto Legado.

A quinta edição do Projeto Legado - uma iniciativa do Instituto Legado que seleciona, capacita e financia negócios sociais de Curitiba e região metropolitana teve início no dia 25/04/2017.

O objetivo do programa é fomentar a expansão de impacto, fortalecer e inspirar o empreendedorismo no setor social. O Nariz Solidário ficou entre os 40 selecionados de 800 inscritos para a próxima etapa do projeto. 

23.12.2016 - Hospital Infantil Waldemar Monastier

Pelo segundo ano consecutivo, o Grupo Nariz Solidário teve a oportunidade de participar da programação de Natal do Hospital Infantil Waldemar Monastier. Com a temática natalina, nossos palhaços transformaram-se em pequenos ajudantes do Papai Noel e, colheram muitos sorrisos, histórias e entregaram presentes para as crianças. 

17.10.2016 - Folha de Campo Largo

Nariz Solidário - dia das crianças

O Grupo Nariz Solidário realizou ações no Hospital Infantil Waldemar Monastier e no Hospital do Rocio proporcionando um Dia das Crianças diferente.

26.07.2016 - JORNAL DIÁRIO DE CAMPO LARGO

Nariz Solidário sai em capa de jornal impresso de campo largo, em chamamento de processo seletivo para novos membros. 

01.02.2016 - FIEVENT 

Nariz Solidário abre processo seletivo para novos voluntários humanitários de atuação em hospitais, casas lares e eventos sociais.

O setor de Voluntariado do Hospital Municipal do Idoso completou, no início do mês, quatro anos de atividade. O mês de agosto também é marcado o Dia Nacional do Voluntariado, comemorado no próximo dia 28. Para comemorar as datas, o setor, em parceria com a Associação Nariz Solidário, preparou um vídeo em homenagem aos voluntários.

Uma ONG curitibana, especializada em palhaçaria, criou um vídeo para educar crianças sobre a importância do uso da máscara. A ONG Nariz Solidário trabalha com a humanização de ambientes hospitalares. Durante a pandemia, o grupo passou a realizar atividades virtuais, por chamada de vídeo, e também a produzir vídeos educativos.

Nariz Solidário realiza palestra em comemoração a semana do pedagogo, na universidade Uninter.

A pandemia do novo Corona vírus mudou a vida de todos, mas ninguém foi mais afetado do que pacientes e profissionais da saúde. Buscando levar esperança para esses ambientes, surgiu o projeto “De Nariz para Nariz” da Associação Nariz Solidário (sem fins lucrativos) que, por meio da arte da palhaçaria, atua para humanizar e transformar ambientes de cuidado com a saúde. 

A associação Nariz Solidário, doou ao hospital 100 kits contendo livro de colorir e giz de cera. O material com ilustrações dos próprios palhaços voluntários da associação, convida a criança e seu familiar a ter uma experiência lúdica, ressignificação o ambiente hospitalar, colaborando para uma melhor experiência no internamento.

Reportagem realizada sobre o projeto manequim, de intervenções remotas no hospital Santa Casa de Curitiba. Acesse e assista. 

08.11.2020 - Gazeta do Povo. 

"Quem vê a doce e carismática “Esperanza” pelos quartos e corredores do Hospital Universitário Cajuru, em Curitiba, nem imagina o que passou a professora Priscila Velozo Machado, voluntária que dá vida à personagem. Durante anos, ela lutou contra uma doença grave e – depois de recuperada – decidiu retornar ao ambiente que já foi hostil a ela, para levar alegria."

Leia a matéria completa.

No dia 30 de setembro, entivemos em convite da primeira dama do estado, em live especial em comemoração a semana do voluntariado Paranaense. Acesse e assista.

24.08.2020 - Mobilização do voluntariado no Paraná

No dia 24 de agosto, estivemos presentes como convidados em importante evento online promovido pelo Movimento Voluntariado e a FreeHelper, com o objetivo de discutir bons exemplos de ações de voluntariado durante a pandemia, causada pela COVID-19. 

Assista na íntegra

04.08.2020 - Band News FM 

Com o desafio de manter o trabalho de palhaçaria para humanização de ambientes hospitalares, a Associação Nariz Solidário, que atua voluntariamente em hospitais de Curitiba e região, encontrou na tecnologia uma aliada para minimizar os impactos causados pela pandemia. Assim como outros grupos de voluntários, a Ong retomou parcialmente as intervenções com a ajuda de um robô criado pela Startup Human Robotics, em parceria com o Hospital Universitário Cajuru.

17.04.2020 - Band News FM

O ensino EAD auxilia na formação de empreendedores sociais para enfrentar este período de crise, por conta da pandemia da Covid-19. Além do impacto na saúde, o coronavírus atinge problemas como fome, desemprego e violência doméstica. E para solucionar problemas sociais, empreendedores de causas comunitárias buscam especialização online para ajudar a combater essas questões. O Instituto Legado, em parceria com a Universidade Positivo, oferece um MBA online para auxiliar na gestão dos negócios, com o objetivo de gerar lucro e beneficiar toda a sociedade...

11.03.2020 - Band FM

Poucos tem a capacidade de se colocar no lugar do outro, de compreender sentimentos e emoções de outra pessoa. Isso se chama empatia. Na psicologia, o tempo é considerado uma “espécie de inteligência emocional” que compreende a perspectiva psicológica das outras pessoas.

Segundo a psicoterapeuta comportamental, Juliana Rodrigues, a empatia acontece após a experimentação de reações emocionais por meio da observação da experiência dos outros.

18.01.2020 - Prefeitura de Curitiba

Os versos daquele clássico do samba já diziam que o sorriso fazia bem para tocar a vida em frente depois da perda de um amor. Celebrado em 18 de janeiro, o Dia Internacional do Riso foi criado para lembrar que ele também é bom para a saúde.

Ciente disso, a organização não-governamental (ONG) Nariz Solidário realizou uma visita especial ao Hospital Municipal do Idoso nesta semana. O grupo de palhaços voluntários percorre instituições de saúde, onde promove experiências de alegria junto a pacientes e acompanhantes.

Continue lendo...

10.01.2020 - Bem Paraná

Os versos daquele clássico do samba já diziam que o sorriso fazia bem para tocar a vida em frente depois da perda de um amor. Celebrado em 18 de janeiro, o Dia Internacional do Riso foi criado para lembrar que ele também é bom para a saúde.

Ciente disso, a organização não-governamental (ONG) Nariz Solidário realizou uma visita especial ao Hospital Municipal do Idoso nesta semana. O grupo de palhaços voluntários percorre instituições de saúde, onde promove experiências de alegria junto a pacientes e acompanhantes.

Continue lendo...

16.11.2019 - Hospital Waldemar Monastier

Nariz Solidário.. Última visita do ano!

.

Neste domingo, 15 de dezembro, os nossos parceiros do Nariz Solidário fizeram a última visita do ano no HI. Foi um ano muito intenso, e todas as visitas do cronograma foram cumpridas. Isso mostra o quanto este grupo tem se dedicado por amor ao próximo, onde a alegria é o principal para ajudar tanto os pacientes quanto os funcionários. Obrigado, amigos.
As novas visitas ao HI acontecem a partir de fevereiro de 2020.

Aguardamos vocês.

12.08.2019 - Câmara Municipal de Curitiba

Sessão Plenária 12 de agosto de 2019 - Nariz Solidário recebe título de utilidade Pública Municipal em Curitiba. Projeto apresentado por Vereador Marcos Vieira e Deputado Estadual Goura.

Assista a votação.

31.10.2019 - CRCPR

"A Associação Nariz Solidário, entidade que promove em adultos e crianças em situação hospitalar experiências de fruição artística, alegria e amor como fontes potencializadoras de relações e sensações saudáveis por meio da linguagem da palhaçaria, está lançando a campanha de humanização da saúde denominada De Nariz Para Nariz. 

No dia 23 de outubro foi publicada no Diário Oficial da União, Seção 1, pág. 4, a portaria nº 10, de 22 de outubro de 2019, em que a Secretaria de Fomento e Incentivo à Cultura do Ministério da Cidadania autoriza a entidade a captar recursos, por meio do mecanismo Incentivo a Projetos Culturais do Programa Nacional de Apoio à Cultura (PRONAC), para o projeto, que será realizado ao longo do ano de 2020 em hospitais de Curitiba e Campo Largo que prestam atendimento pelo SUS. A medida possibilita a destinação, até 31 de dezembro, de parte do imposto de renda devido à entidade, até o limite de 4% para empresas e 6% para pessoa física".

16.09.2019 - APABB

No último sábado, dia 7 de setembro, o NR PR realizou um Festival Interno de Natação, que contou com participantes do Projeto Movimento e convidados.

 

O evento esportivo teve como objetivo visualizar as habilidades trabalhadas e desempenho de cada participante na modalidade de natação.

 

A competição teve dois grupos de voluntários: Os Brothers e Nariz Solidário, intermediados pela Rede ASID Brasil, parceira da Apabb em várias áreas.

 

Aconteceram a realização das provas adaptadas, oficiais e uma super hidroginástica para as mães para encerrar o evento com muita animação.

16.07.2019 - FEAES - Hospital do Idoso Zilda Arns

"Até o dia seis de agosto a recepção do Hospital Municipal do Idoso recebe a Mostra Fotográfica da ONG Nariz Solidário.

São 22 imagens produzidas por um grupo de alunos do curso de Jornalismo da Pontifício Universidade Católica (PUC-PR), que acompanharam o trabalho dos palhaços voluntários durante seis meses em hospitais de Curitiba e da Região Metropolitana".